Fidelização e aumento dos lucros: como implementar no seu restaurante?

Programas de fidelidade são importantes para qualquer empresa, eles aumentam o faturamento do estabelecimento (físico ou não), assim como a própria performance de vendas, que é potencializada com fichas, cupons, códigos de descontos e brindes, fazendo com que o cliente retorne e consuma mais.

Você também pode ler este post em: https://menu.com.vc/blog/programa-de-fidelidade-aumenta-em-quanto-meu-lucro

Essa tática de recompra é muito importante, mas você precisa analisar se ela vale a pena, quais as estratégias aplicadas, o nível de desconto ou benefício a ser dado e, principalmente, a capacitação da sua equipe.

menu com vc sua distribuidora online de alimentos e bebidas

É ela que vai informar o consumidor sobre a dinâmica e os benefícios do programa, são seus funcionários que vão estimular o retorno do cliente. O nível de atendimento está estritamente relacionado a isso.

Outro ponto muito importante, programas de fidelidade não são promoções, eles tem um objetivo diferente, que é fazer com que o consumidor realmente se fidelize ao estabelecimento, enquanto as promoções tem data de início e fim, com um objetivo de abrangência mais imediato.

Estabelecer programas consistentes, que sejam atraentes para os consumidores, criando laços de confiança, incentivando o retorno, assim como trabalhando com premiações realmente interessantes, são pontos chave nessa estratégia de fidelização.

O cliente e o restaurante precisam ter um nível de relacionamento, compartilhando de valores e prioridades, percepção de qualidade, assim como recursos (humanos, estruturais, ingredientes).

menu com vc sua distribuidora online de alimentos e bebidas

Como estabelecer um programa de fidelidade?

Primeiramente você precisa aceitar que por melhor que o seu programa seja não são todos os seus clientes que retornarão, isso acontece muitas vezes por falta de identificação com o local, ou algum nível de insatisfação, preço divergente a entrega, atendimento e outros pontos. É sempre importante ficar atento a satisfação dos seus consumidores, através deles melhorias podem ser identificadas muito rapidamente.

É preciso estabelecer uma premiação interessante para o seu cliente, o que ele ganha se retornar ao seu restaurante? É um desconto? Um prêmio? Um brinde?

 

Podem ser os três, pode ser apenas um, lembre-se de trabalhar um por vez, para não confundir na divulgação e na comunicação com seus clientes.

Se for um desconto, ele pode ser em um prato específico, ou mesmo no estilo “em dobro”, e também tem a possibilidade de pedir um determinado prato e ter desconto em bebidas, sobremesas. As possibilidades são bem amplas, mas falando de desconto, ele precisa ser bem atrativo.

Pensando em prêmios pode ser um prato especial totalmente grátis ao voltar X vezes ao restaurante, ou dois canecos de chopp, ou aquela sobremesa especial. Mas sempre focado no 100% gratuito.

Já pensando em brindes, a idéia é ter algum item que faça o cliente lembrar de maneira positiva da sua marca, da experiência que teve com a sua equipe, dos seus pratos e do restaurante como um todo. Pode ser um copo de cerveja, para aqueles que preferem bebidas alcoólicas, ou uma caneca de chocolate quente, xícaras menores de café. Tudo depende do foco do seu negócio, e tem que fazer sentido para a marca do seu restaurante.

Outro ponto positivo dos programas de fidelidade, é a melhoria da sua reputação. Afinal, se você tem clientes recorrentes, que voltam sempre até ao seu restaurante, você está conseguindo ter sucesso no seu programa, assim como no próprio relacionamento com seus consumidores, nos pratos, ambiente.

Fora um fator muito importante: clientes satisfeitos contam para amigos das suas experiências positivas! Seja pessoalmente, por mensagem, ligação, redes sociais… eles compartilham entre si e com outras novas pessoas que podem ser seus futuros clientes!

Por isso é muito importante melhorar sempre, identificar pontos importantes para serem desenvolvidos e ouvir seus consumidores.

E como o programa de fidelidade aumentam meus lucros?

Recompensando seus clientes, você adiciona valor ao seu negócio, ele é visto de maneira mais positiva e próxima, pelo cliente.

Além de criar uma clientela fiel, que fala do seu negócio para os amigos e conhecidos, o ticket médio é crescente, e pode ser trabalhado no programa de fidelidade, incentivando seus clientes a consumirem pratos chave do seu cardápio para chegar ao prêmio final!

Quais são as maneiras de trabalhar com programas de fidelidade?

Hoje vemos na internet muitas possibilidades de programas de fidelidade, eles estão em todos os lugares, nos bancos, nas passagens aéreas, nas lojas de roupas, eletrônicos e em muitos outros lugares.

Em muitos restaurantes vemos os cartões de papel, com o clássico carimbo na hora do pagamento. Mas, pensando que todos nós estamos cada vez mais conectados, utilizando smartphone para quase tudo, pesquisando no Google a solução de muitos problemas e dúvidas, os programas de fidelidade também podem estar mais próximos aos seus clientes.

Mas como fazer isso? Através de um aplicativo?

Desenvolver um aplicativo por conta própria tem um nível alto de complexidade e nem todos tem como absorver esses custos.

Além disso, assim como os clientes podem não retornar ao seu restaurante, existe muitas chances de eles não utilizarem o aplicativo, principalmente sem nenhum estímulo extra.

Para isso você pode ativar as notificações de push do aplicativo, enviar novidades por email, mensagem e estar sempre presente. Mas é necessário ter uma gestão mais dedicada e todo esse planejamento e acompanhamento de comunicação e resultados.

Ok. Então, levando em conta todos esses pontos, como trabalhar com programas de fidelidade digital?

Conversamos com o Bernardo, da Collact, uma empresa que trabalha com gestão de programas de fidelidade, para entender um pouco mais sobre esse mercado de fidelização.

A solução é uma ferramenta simples, digital e de fácil utilização tanto pelo consumidor, como pelo dono do restaurante, tanto para estimular o uso pelo consumidor como para simplificar qualquer processo para o estabelecimento.

collact dicas de fidelização

São tablets que funcionam como vitrines do seu programa de fidelidade. E ao serem instalados ao lado do caixa, despertam o interesse do cliente e estimulam a interação de maneira espontânea.

Outro ponto positivo é a simplicidade: basta digitar o CPF e email que o cliente já está participando, isso torna a adesão ao programa mais eficaz.

A Collact também tem um aplicativo para os seus clientes, lá eles mesmo fazem a gestão para você, os seus consumidores podem acompanhar os pontos e prêmios.

Por outro lado, pensando nos restaurantes, a Collact fornece dados mais detalhados sobre a clientela, como receptividade para receber mensagens, idade, email, frequência na loja, quem são os clientes novos e também aqueles que estão sumidos faz um tempo.

Todas essas informações detalhadas dos seus clientes ajudam não só a deixar seu programa de fidelidade mais eficaz e consistente, mas todas as suas ações promocionais, comunicação e atendimento. Vale a pena dar uma olhada nas dicas do blog da Collact e entender qual o melhor programa e como implementar um no seu negócio.

Gostou do post?
Confira mais conteúdo para gestão do seu restaurante!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s