Açaí, o queridinho dos Brasileiros – benefícios, dicas e receitas

Queridinho entre os brasileiros, o Açaí sempre foi famoso na região Norte, somente na última década se popularizou pelo restante do país e caiu na graça da população.

É uma das frutas mais saborosas e favorita dos brasileiros, sendo que tem vários benefícios para a saúde, se consumido de maneira equilibrada: 

  • Prevenção do Câncer – contém antioxidantes e antocianinas, que podem ter efeito preventivo
  • Redução do colesterol e melhora da saúde cardíaca
  • Anti-inflamatório e Antienvelhecimento – com os flavonoides e antocianinas auxiliam na proteção das células, reduzindo a degeneração
  • Melhora do sistema imunológico – altos níveis de vitamina C e antioxidantes auxiliam na manutenção da imunidade
  • Sistema digestivo mais eficiente e fonte de energia – contribui para a desintoxicação do corpo, pois contém fibra dietética, e é muito utilizado como fonte de energia extra para treinos de alta intensidade (antes ou depois), para aumento de rendimento (pré-treino) ou redução de mal estar e desconfortos (pós-treino)

Além desses todos, ele possui muitos outros benefícios, mas não é por esse motivo que deve ser consumido em excesso, pois contém altos níveis de carboidrato e seu consumo aumenta a glicemia no sangue, o que pode ocasionar ganho de peso, aumento do colesterol e hiperglicemia.

Voce consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog/vale-a-pena-abrir-uma-casa-de-acai

acai-na-tigela-500x330Sendo que normalmente seu consumo está associado a granola, leite em pó, leite condensado e outros itens com alto teor calórico, por isso é necessário se manter alerta.

Dicas importantes para garantir um consumo saudável

1. O fruto deve sempre passar por um processo de pasteurização adequado, para garantir que qualquer tipo de contaminação seja eliminado, pois um produto higienizado precariamente corre o risco de estar contaminado com o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas.

Por isso é muito importante adquirir o produto de um fornecedor de qualidade, no qual você conheça a procedência e o processo de industrialização, para garantir um consumo de qualidade e segurança para os seus clientes.

2. Quanto mais natural for o consumo, melhor. A dica é consumir o mais natural possível, para aproveitar todos os benefícios da fruta como fonte de energia e sem exagerar nas calorias, pode bater o açaí com água, sem adicionar açúcar ou qualquer outro complemento, pois assim vira um suco bem leve.

3618-consumir-300-g-de-acai-por-exemplo-685x0-2

3. Mas, também é uma sobremesa deliciosa! Combinar açaí com granola, leite em pó, leite condensado, mel e outros tantos toppings resulta em uma ótima sobremesa. Os sabores se complementam e dão origem a um prato muito gostoso, bom para dividir com os amigos (no caso de taças grandes), comer após alguma caminhada ou para matar aquela vontade!

Receitas com Açaí para o seu menu

Suco simples de Açaí

3 col. sopa de polpa de açaí congelada

200 ml de água

Preparo

Acrescente a polpa e a água em um liquidificador, bate até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura em um copo alto e decore com uma fatia de Kiwi ou Morango.

img_22112_apa_23273_600

Suco de Açaí com banana e laranja

200g de polpa de açaí congelada

2 bananas (prata ou maça)

350 ml de suco de laranja (sem açúcar)

Preparo

Descongele um pouco a polpa, adicione ao liquidificador, junto com o suco de laranja e as bananas. Bata até adquirir uma mistura homogênea, adicione a um copo alto e decore com pequenas fatias de banana, morango ou com a própria fruta do açaí.

Tapioca de Açaí

3 col. sopa cheias de farinha de tapioca (já hidratada)

200g de polpa de açaí

3 col. sopa rasas de xarope de guaraná

1 col. de sopa rasa de amido de milho

1 banana (prata ou maça)

 

Preparo

Para o recheio, dissolva a polpa do açaí em uma panela pequena, acrescente o amido de milho (diluído no xarope de guaraná, para não empelotar) e mexa em fogo médio até engrossar. Separe.

Faça a tapioca normalmente em uma frigideira de sua preferência, quando as bordas estiverem soltando, vire a tapioca e acrescente três colheres do recheio, junto com a banana picada em rodelas finas. Feche e sirva em seguida.

32breceitas2bde2btapiocas2bcoloridas

Goma de tapioca com açaí – Para deixar a massa da tapioca colorida, também tem receita!

Goma de mandioca

Polpa de açaí derretida (precisa estar quase líquida)

Preparo

Hidrate a goma com o açaí, colocando aos poucos e medindo a consistência, não pode ficar muito úmido, pois depois a goma vai ser colocada na peneira fina, para deixar a goma bem fina e a mistura mais saborosa.

Recheios com fibras (chia, farela de aveia, aveia) ajudam a reduzir o índice glicêmico. Creme de avelã, geleias de frutas vermelhas e frutas são ótimas combinações. Teste o que combina mais com o menu do seu restaurante.

1365533616_brigadeiro_de_castanBrigadeiro de açaí – muito saboroso!

100g de castanha do Pará ou de sua preferência

2 xic. chá de polpa de açaí

1 lata de leite condensado

1/3 de xic. chá de creme de leite

Preparo

Bata as castanhas levemente no liquidificar ou mixer, para obter pequenos pedaços e asse em forno baixo, até dourar.

Em uma panela, adicione a polpa de açaí (levemente descongelada), o leite condensado e mexa por aproximadamente 10 min, quando estiver com consistência de brigadeiro, adicione aos poucos o creme de leite, e continue mexendo, para evitar que grude. Mexa até desprender da panela. Reserve.

Deixe esfriar e molde as bolinhas, ou coloque em pequenos potinhos (para brigadeiro de colher), adicione as castanhas e está pronto para servir.

Bolo de Açaí – Sim, bolo também pode!

2 xic. de chá de farinha de trigo comum (se preferir trocar pela integral, teste a receita)

2 xic. de chá de açúcar refinado (se preferir, troque por demerara ou mascavo, mas teste a receita antes)

200g de manteiga sem sal (não pode ser margarina)

5 ovos inteiros

1 xic. chá de polpa de açaí 

100 ml de xarope de guaraná

1 col. sopa fermento em pó

132880_originalPreparo

Pre-aqueça o forno a 180º.

Bata o açúcar e a manteiga, até obter um creme, acrescente os ovos (um a um), e continue batendo. Na sequencia, adicione a farinha de trigo e o fermento, sempre batendo a massa. Quando obter uma mistura homogênea, comece a acrescentar a polpa de açaí (levemente derretida) aos poucos, e o xarope de guaraná também. Bata por mais 30 segundos, após adicionar todos os ingredientes.

Unte uma forma redonda (ou de sua preferência), leve ao forno por aproximadamente 40 minutos (mantendo 180º).

Para cobertura, pode acrescentar geleia de frutas, creme de avelã ou brigadeiro (branco, preto, de açaí ou outros sabores) e polvilhar castanhas.

 

Gostou das dicas?

Conheça nosso site – Menu.com.vc Distribuidora de Alimentos e Bebidas

Como ter uma boa página no Facebook

5 dicas de como tirar boas fotos dos pratos com o celular

Dicas para sua cozinha: A importância de um bom molho para seus lanches

Branding: a construção da sua marca

Comprar Açaí – Menu.com.vc

 

Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s