Branding: a construção da sua marca

Você já ouviu falar de branding?

Esse termo em inglês se refere a gestão de marca de uma empresa, como o nome, as imagens, slogans, campanhas, projetos, logotipo e tudo mais que compõe a identidade visual dos seus produtos e serviços.

“E o que isso tem a ver exatamente com o meu restaurante?”

Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

Bem, tudo. O branding está em tudo o que você comunica para o seu público-alvo, no caso os seus consumidores e clientes que visitam o seu estabelecimento. Mas, vamos focar em um elemento muito importante, e que já destacamos o quanto ele pode ser bem explorado por você aqui: o seu cardápio.

Vamos lá! O branding, como podemos notar, tem muitas definições, hoje vamos trabalhar em cima do conceito de que o branding define a audiência, ou seja, a maneira como você se comunica é que atrai determinado tipo de público para o seu estabelecimento.

pexels-photo-218717

É muito importante definir com quem você quer se comunicar, pois a maneira que você definir isso influenciará em como os seus consumidores tomam as decisões e optam por um prato ou outro, ou pelo seu restaurante ou o concorrente. Sem contar que hoje a concorrência não é somente com o restaurante vizinho, hoje temos delivery, apps de pedidos de comida (como Ifood e Uber Eats), conveniências, cafeterias e outros tantos pontos que também buscam a atenção dos seus clientes.

É importante ser claro no que você promete entregar para o seu cliente, e o seu menu é um ótimo teste para isso, seus pratos estão presentes em todas as páginas e a sua promessa de marca também (além de todos os seus esforços do negócio) que dão consistência a sua marca.

Teste seu menu

  1. Meu cardápio ajuda o meu público-alvo a reconhecer a minha marca?
  2. O cardápio é claro e ajuda a comunicar o que é minha marca/ meu negócio?
  3. Meus clientes compreendem o que prometo no menu?
  4. O cardápio contém mensagens claras que suportam e conversam com a minha marca?
  5. Através do menu, eu consigo com que meus clientes experimentem minha marca e fiquem satisfeitos com o que foi entregue?

Mas não adianta apenas levantar essas questões internamente, é importante saber o que o seu público acha. E como fazer isso?

Mídias Sociais

Uma grande ferramenta facilitadora e que, com certeza, aproxima muito os estabelecimentos dos clientes, dando abertura para captação de ideias, melhorias, críticas e muito mais. Os feedbacks são mais fáceis de chegarem aos estabelecimentos, mas não é tão simples assim conseguir fazer uma pesquisa no Facebook.

pexels-photo-267399

O ideal é criar uma via de duas mãos, conversando com os seus consumidores, respondendo comentários e criando um diálogo verdadeiro através das redes sociais.

Assim você poderá entender melhor como eles veem a empresa, sua marca, seu cardápio e proporcionar melhoras significativas.

Tecnologia

Uma maneira simples e prática de conseguir um feedback dos seus consumidores é adicionando um mecanismo dentro do seu site, caso alguém olhe alguma página determinada (como seu cardápio online), pode ser impactado com uma pesquisa de satisfação. smartphone-friends-internet-connectionVocê também pode disponibilizar dentro do espaço do seu restaurante devices (como tablet e smartphones) com pesquisas de satisfação.

Cliente oculto

Uma boa forma de testar é contratando serviços de cliente oculto, que são usados há muito tempo e ainda funcionam muito bem. Cartões de feedback também tem um bom desempenho.

business woman hand working on smart phone and laptop computer aMas esteja sempre preparado para agir de acordo com as descobertas e melhorar sempre. Pode ser que em uma dessas buscas por respostas, você descubra que embora sua marca comunique bem, tem algumas falhas na operação, logo é preciso identificar o que e trabalhar em cima dessa questão, para ela ser melhorada.

É importante conhecer sua marca e o seu público-lavo, pois ter um menu e uma marca vencedoras faz parte de uma operação bem sucedida.

 

Gostou do post?

Como ter uma boa página no Facebook

Instagram e a divulgação do seu restaurante

5 dicas de como tirar boas fotos dos pratos com o celular

Como conquistar seus clientes através do cardápio em 5 passos

Acesse nosso site Menu.com.vc

 

 

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s