Como ter uma boa página no Facebook

O Facebook já tem quase 2 bilhões de usuários. Um número bem representativo para uma rede social, e a rede não para de crescer e já conta com 99 milhões de usuários ativos mensais no Brasil.

O que isso significa? Que 8 em cada 10 brasileiros estão conectados no Facebook.

O que torna essa rede social uma das mais importantes para se estar presente (lembrando que sua marca deve estar presente nas redes que conversam com seu público-alvo, não adianta criar muitos perfis em várias redes e não desenvolver as páginas, ou mesmo trabalhar com postagens sem obter nenhum retorno).

Então como ter uma boa estratégia no Facebook, de maneira simples e eficaz?

1. Primeiramente: nome da sua fan page

Antes de tudo é preciso entender se o nome da sua página é equivalente ao que as pessoas buscam pela sua empresa. Afinal, a sua página do Facebook também está presente em outro lugar muito importante para o seu negócio: no Google.

smartphone-friends-internet-connection

Por isso é importante que o nome da sua página, assim como a URL dela (o endereço da barra de pesquisas do navegador), tenham o nome do seu negócio ou o seu ramo de atuação, trabalhando com palavras-chave, por exemplo: você tem uma pizzaria chamada “Nonna Benta”, então um bom nome para a sua página é Nonna Benta (o nome do seu negócio) e a URL é http://www.facebook.com/nonnabentapizzaria.

Tente não colocar algo muito difícil e complexo de ser memorizado e digitado, isso acaba atrapalhando os mecanismos de busca de encontrar o seu negócio.

2. Descubra quando seus fãs estão online

Para descobrir essa informação, acesse a sua fan page e clique em informações, em sequencia (no menu da parte esquerda da tela) escolha a aba publicações. Assim você comparar os dias de maior audiência, os horários e entender um pouco mais como otimizar suas postagens. Também é possível ver quem são os usuários que acessam sua página, qual a cidade de origem deles e muito mais (clique em pessoas).

É importante aproveitar os picos de acesso na sua página para postar conteúdo nesses horários, afinal esse é o momento em que as pessoas vão ver o seu conteúdo, embora o alcance orgânico (sem impulsionamento e investimento em propaganda) seja maior.

Para descobrir o melhor horário, utilize as informações da sua fanpage e faça alguns testes. Como o público é variado, tanto em gênero como em idade, é bom testar diferentes horários e entender qual é o horário em que você amplia seu alcance e melhora seu engajamento.

3. Conteúdo é tudo

Como assim? Bem, as pessoas só vão acessar a sua página e continuar seguindo a mesma se você postar conteúdos interessantes e vinculados ao tema central da página.

conteudoerei-118212_643x340

Procure criar conteúdo relevante. Como? Tire fotos da sua empresa, dos pratos, das pessoas que frequentam a casa (sempre com autorização), dos colaboradores. Compartilhe artigos relevantes e importantes para o seu público, podem ser de autoria própria (através de um blog) ou mesmo de terceiros (contanto que tenham alguma relação com o tema central da sua página, afinal não adianta postar sobre “limpeza da casa” se o seu foco é falar sobre “pizzas e massa de tomate”).

Tente planejar e criar um calendário de postagens, entendendo quais os melhores dias e horários para você divulgar seu conteúdo. Você pode postar mais de uma vez por dia, isso amplia o alcance dos seus conteúdos e acaba impactando mais pessoas ao longo do período.

4. Otimize as postagens

pexels-photo-218717Além de ter um bom conteúdo visual e de texto, é importante otimizar essas legendas.

Por quê? Porque as palavras-chave que você coloca nesses textos podem ajudar o Google e os demais mecanismos de busca a encontrarem você. Ou seja, mais chances de novos clientes e usuários visitarem sua página, e seu restaurante também!

5. Invista em propaganda

Para ampliar o alcance do seu negócio, além de todas as dicas acima, investir um valor em propaganda pelo Facebook pode gerar novos negócios também.

Escolha qual conteúdo quer promover, como uma promoção de final de semana, um prato especial ou algum evento em questão, impulsione esse post com um valor (de acordo com a sua preferência) e teste qual vai ser a conversão desse investimento.

Lembrando que todos os posts impulsionados do Facebook são melhor aproveitados se tiverem apenas 20% de texto e 80% de imagem.

facebook-ads-20-porcento

Gostou do post?