Instagram e a divulgação do seu restaurante

Semana passada, falamos sobre dicas importantes para tirar boas fotos dos seus pratos (confira aqui o artigo). Mas ok, e agora?

Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

Existem diversas plataformas para divulgação do seu negócio, e uma muito famosa pelos posts de comidas, desde xícaras de café até pratos super elaborados, é o Instagram. A melhor parte é: postar é de graça.

Mas como utilizar essa plataforma na divulgação do seu negócio?

Vamos lá, hoje em dia as pessoas estão muito mais preocupadas com o que consomem, uma boa alimentação ocupa um bom lugar no dia a dia das pessoas, que muitas vezes priorizam a escolha de uma refeição ou restaurante para ter uma boa experiência, tanto no quesito serviços como no sabor.

Além disso, com o advento das redes sociais e as facilidades que a internet móvel trouxe para a vida das pessoas, o compartilhamento de informações é muito alto, hoje todos querem dividir suas experiências, assim como as pessoas também querem ver o que o outro está fazendo, comendo, vivendo.

É ai que os restaurantes podem se encaixar e divulgar seus serviços, diferenciais e pratos! O Instagram é uma das redes sociais que tem diversos benefícios para o usuário, primeiro porque a postagem é gratuita, em segundo lugar, além dos próprios posts do estabelecimento, as pessoas gostam de compartilhar de maneira espontânea suas experiências e marcar o local (através de localização e também o perfil, ou hashtags).

Os proprietários e gerentes podem incentivar as pessoas a tirarem fotos, marcarem o local, utilizarem uma hashtag específica, e trabalhar campanhas de marketing de maneira econômica, divertida e o mais importante: de maneira espontânea, afinal quem melhor para falar do local do que um consumidor? Ele vai impactar outros da própria rede, ou de fora dela, e trazer novos clientes para o seu estabelecimento.

Essas campanhas podem ser de diferentes temas, como fotografar a caneca de chopp com os amigos, ou um prato específico, ou um concurso da melhor foto da decoração. Também é possível trabalhar com check-ins, com as pessoas marcando o local do restaurante, mostrando que estão ali. Ou mesmo brindes, para ganhar uma bebida, poste uma foto com a hashtah #euvimNomedoRestaurante.

As possibilidades são inúmeras! E se bem utilizado, pode ser uma grande ferramenta de divulgação do seu negócio.

Ok, ok. Mas o que é exatamente o Instagram?

pexels-photo-95364

É um aplicativo (uma rede social) apenas para celulares em que você pode tirar fotos, sobre qualquer tema, editá-las e postar na rede para compartilhar com os seus seguidores (seus amigos ou outros perfis que você tem interesse).

 

Mas temos algumas dicas importantes de como usar bem essa rede.

1. Seja facilmente encontrado

Quando for escolher o nome do seu perfil (que deve ser relacionado ao seu negócio), não crie um nome na rede social que seja muito difícil de ser encontrado, seja simples, use palavras-chave relevantes para a sua empresa, coloque seu site, contato e uma boa foto de perfil.

Lembre-se que além de todos os usuários dessa rede social, seu perfil também pode ser encontrado via mecanismos de busca, ou seja, um perfil bem preenchido, com um conteúdo bacana, hashtags (#meunegocio) e legendas boas e com relação com o seu negócio e as palavras-chave (lembre-se delas, elas são bem importantes!), você pode ser encontrado por alguém que está buscando um “hambúrguer vila madalena” no Google.

2. Tire boas fotos, de tudo

O Instagram é uma rede social muito visual, todos os posts estão vinculados a uma imagem, mesmo que seja uma tela preta vazia, precisa ter algum tipo de imagem. Ou seja, é uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, tanto na timeline (no seu próprio perfil), como no Insta Stories (o “snap” do Instagram, que dura apenas 24h, ótimo para promoções e divulgações diárias).

Então, o mais importante em uma rede tão visual são as próprias fotos do seu perfil.

Não foque apenas nos seus pratos, você pode mostrar o ambiente do seu restaurante, sua equipe, sua cozinha, ingredientes especiais (mostre a exclusividade dos pratos, sem revelar seus segredos). Mostre seus diferenciais nesses posts, se tem um prato famoso, divulgue. Promova sua equipe, noites especiais, promoções, divulgue a segurança da sua cozinha e a qualidade dos seus ingredientes.

Se for compartilhar imagens de terceiros, sempre dê os devidos créditos na legenda ou utilizando o aplicativo Regram (Android e IOS). No caso de compartilhamento de imagens de consumidores, peça sempre a autorização dos mesmos.

5 dicas de como tirar boas fotos dos pratos com o celular

3. Conte sua história

Quem não gosta de uma boa história?

Aproveite e conte a sua para os seus clientes, e potenciais clientes. Fale da origem dos pratos, os ingredientes, da decoração, dos eventos, conte a história dos seus clientes, dos seus funcionários e a sua também.imagem20

O poder de uma história bem contada

4. Calendário de postagens

Assim como você posta com uma certa regularidade nas suas redes sociais, e o mesmo para os seus amigos, sua empresa também precisa ter uma certa regularidade nas postagens.

Diferentemente de um perfil “pessoal”, o seu Instagram é de um restaurante, então é necessário entender quais os melhores dias, horários e frequência para postagens.

Não poste uma vez e desapareça. As redes sociais estão ai para impulsionar o seu negócio, elas não são a solução para todos os problemas, mas sim uma das muitas frentes que podem ajudar o seu negócio a crescer ainda mais em um mundo tão conectado.

Calendário editorial: entenda como e por que a sua empresa deve criar um

5. Use hashtags 

O famoso, e muito esquecido também, sustenido voltou a tona com as redes sociais.

Com o twitter e os trend topics (assuntos mais falados), as hashtags ressuscitaram o sustenido e transformaram seu significado. Hoje, além do twitter, muitas redes sociais se utilizam desse recurso para segmentar assuntos, por exemplo, se você tem uma pizzaria e irá postar uma foto de uma das suas pizzas mais famosas, pode utilizar hashtags como: #pizzadequeijo #pizzaSP #IlovePizza #AmoPizza #NomedoseunegócioSP #Promocao321SP

As hashtags tem que estar sempre relacionadas com o seu negócio e os interesses que ele pode gerar.

Utilize também as geotags. Calma! Vamos lá, o que são geotags? São as informações que ficam incorporadas junto a localização em que as fotos foram tiradas, ela pode estar ativada ou não, direto no aparelho celular, mas vale a pena deixar ativado, pois caso algum usuário esteja buscando algo relacionado a “pizzaria” (ou ao segmento do seu restaurante: árabe, japonês, indiano, peruano, comida brasileira etc.), ele pode encontrar seu estabelecimento e, quem sabe, virar um novo cliente.

pexels-photo-219003

6. Compartilhe em outras redes sociais

Embora o Instagram seja uma rede muito boa para compartilhamento de imagens, não fique totalmente restrito a ela. Existem muitas outras redes, como Facebook, Blog, Twitter, Pinterest, Foursquare, Youtube, Google + e muitas mais, que permitem que você divulgue seu restaurante. Fique antenado, pergunte, pesquise a concorrência e entenda quais são as melhores para você se manter sempre atualizado.

Gostou do post?

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s