5 dicas de como tirar boas fotos dos pratos com o celular

Todo nós sabemos que uma boa foto faz toda a diferença, porém nem sempre temos todos os recursos para tirar aquela foto de estúdio, afinal isso demanda um alto investimento, financeiro e de tempo.

croassant.jpeg

A qualidade de uma fotografia de estúdio é muito importante para alguns itens do seu menu, assim como banners e outras impressões que requerem um alto nível de definição, para não distorcer ou estourar a imagem.

Mas e no dia a dia? Nas postagens nas redes sociais, imagens enviadas por whatsapp ou email? Bem, nessa hora a melhor câmera é a que temos a disposição, e costuma ser a do próprio celular. Afinal, estamos o dia todo conectados através dele e a câmera do celular acaba nos acompanhando em todos os lugares também.

Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

Hoje em dia, os celulares são mais usados do que muitos dos outros aparelhos que temos disponíveis, acabamos acessando a internet, fazendo compras, trocando mensagens, vendo as redes sociais, compartilhando fotos, informações e, as vezes, fazendo algumas ligações.

Mas como garantir boas fotos para suas redes sociais através do seu próprio celular?

Plataformas como o Facebook e o Instagram são altamente sensíveis a boas imagens, que podem gerar engajamento, comentários e negócios, afinal uma boa foto do seu prato principal pode atrair muitos clientes potenciais, indicações e retornos a casa.

Temos alguns princípios básicos para seguir, e garantir boas fotos

1) Luz é tudo

pexels-photo-201477.jpeg

A luz do ambiente é muito importante, fotos escuras comprometem a qualidade da imagem e podem não destacar seus pratos como deveriam. Então, luz é tudo! Não importa qual o modelo do seu celular, uma boa quantidade de luz faz toda a diferença.

Mas ai temos outra questão: luz natural ou artificial (lâmpadas/iluminação interna)?

Depende. A luz natural normalmente tem um tom ideal, harmonioso, o quanto mais melhor, sempre. Mas, se não for possível, uma boa iluminação interna também resolve, um spot de luz próximo a uma janela levemente iluminada já faz bastante diferença. Mas, se não houver nenhum tipo de iluminação externa/natural, procure um local mais iluminado e posicione um spot extra de luz, para criar a sensação de luz e sombra e iluminar os ingredientes do seu prato.

2) Outro ponto muito importante: Perspectiva.

Encontrar o angulo certo do prato, testar diferentes perspectivas, com uma boa e bonita composição de fundo, faz bastante diferença.

Embora com câmeras profissionais seja possível captar um olhar tridimensional muito mais detalhado, as câmeras de celular também proporcionam uma boa visão dos seus pratos e ingredientes, por isso é importante compor um fundo bonito, com ingredientes frescos, ou uma bonita toalha de mesa, e até mesmo o ambiente do seu próprio restaurante, assim é possível explorar o que está ao redor do prato e registrar de uma maneira bonita e atraente.

3) Estilo é pessoal

Cada fotografia tem o estilo de quem a tirou, ninguém pode ensinar de verdade o outro a tirar uma foto “correta” de um prato, é tentativa e erro até chegar no melhor angulo e estilo para o seu negócio. Pratique, teste, tire várias fotos até entender qual o melhor ângulo, composição, luz e principalmente o estilo que faz aquele prato específico ficar mais saboroso ainda.

foto-pro-blog-29-02

Lembrando que tem alguns itens básicos que ajudam nessa imagem: cores que companham bem o prato, deixando ele harmonioso, servir corretamente, acompanhamentos e um bom fundo (ou background). Normalmente um belo prato branco – e limpo – destaca a refeição.

4) Quantidades ideais

Alguns pratos ficam mais atraentes quando as porções são apenas para uma pessoa, outros nem sempre – principalmente quando falamos em petiscos e entradas. Mas é muito importante compor um prato bonito, para que a comida pareça ainda mais saborosa.

5) Qualidade e Frescor

Nem todas as comidas são bonitas de se fotografar, e acabam não ficando tão bonitas quanto são apetitosas. Uma das soluções é usar a criatividade na composição do prato, e sempre fotografar as refeições frescas, aproveitando que acabaram de ser feitas.

panela fogo.jpg

O frescor do prato pode até não ser sentido, seus aromas e sabores, mas o aspecto da comida fresca é muito específico e completamente diferente de um prato que foi feito há 2h.

Então, aproveite que o celular já estão nas suas mãos e fotografe os pratos frescos, na hora.

Planeje como fará com cada prato, quais as cores e composições que combinam melhor com cada um. Se esse irá para o Instagram ou para o Facebook, ou para ambos. Que tal fazer um vídeo rápido do prato? Também é possível. Hoje todas essas redes tem o recurso de vídeo, é uma ótima chamada para o público antes dos horários de pico do seu restaurante, divulgue as promoções do dia, os especiais e suas especialidades, sempre com uma boa foto!

Gostou do post?

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s