Dicas para sua Cozinha: A diferença entre Cream Cheese, Catupiry e Requeijão nos seus pratos

Pois é, são ingredientes que muitas vezes acabam nos confundindo pela sua similaridade. Mas, embora sejam fundamentalmente feitos da mesma base, as texturas e os resultados finais nos pratos são bem diferentes.

Muitas receitas pedem um desses ingredientes, mas podemos mesmo trocar um pelo outro? Como isso vai impactar no prato final?

Vamos começar pelo queridinho das mesas dos brasileiros: o Requeijão.

requeijao

Esse ingrediente é bem cremoso, normalmente comemos com pães, torradas, pães de queijo, em lanches também, assim como em receitas que pedem recheios mais cremosos e levemente mais líquidos.

O requeijão tem um sabor mais leve e suave, sendo que sua base é feita de queijo, creme de leite e água, mas muitos deles acabam tendo amido na composição, é bom fica atento a lista de ingredientes.

Catupiry PNG
Em segundo lugar, temos um produto muito conhecido, e popular, em alguns pratos, mas que se utiliza do nome da marca que o produz: o Catupiry.

Esse ingrediente nada mais é que um requeijão super cremoso, (100% brasileiro), e o que difere do nosso requeijão do “dia a dia” é a composição, pois ele é muito mais pastoso, contém mais gordura e dá um sabor muito mais encorpado e marcante que o requeijão tradicional.

As receitas com esse ingrediente estão em vários pratos, desde a famosa coxinha de frango com Catupiry, até as pizzas dos mais variados sabores que tem o acompanhamento, pratos forneados, lanches, carnes, aves, massas e muito mais, afinal nossa cozinha é muito criativa quando se trata de opções e combinações de sabores.

E o Cream Cheese? Queridinho dos norte americanos e muito popular em várias receitas, como o famoso cheesecake, veio ganhando o gosto e o paladar do brasileiro.

Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

O sabor é bem delicado e suave, com uma grande concentração de creme de leite, o que torna sua consistência mais pastosa e ótima para utilização em diversos pratos e receitas, doces ou salgadas.
No Brasil, o Cream Cheese ganhou principalmente os pratos dos rodízios japoneses, estando presente em sushis variados e temakis. Mas além disso, também é muito utilizado em pizzas, massas e sobremesas variadas.

Bem, mas e agora? Qual deles posso usar em qual receita?

Tudo depende do nível de cremosidade, textura e sabor que você pretende dar ao prato:

Se for um prato com o sabor mais leve, não tão marcante, e com uma consistência um pouco mais “líquida”, o Requeijão é mais indicado.

Seu sabor não compete tanto com os outros itens da sua receita e garante uma boa consistência ao seu prato, molho ou recheio.

Já o Catupiry é mais indicado para receitas em que o sabor deste tenha mais destaque, como em pizzas, lanches, carnes e outros pratos bem tradicionais da nossa culinárias, como o escondidinho.

O Cream Cheese, também gratinável, por sua consistência mais densa e sabor mais leve, abrange outras possibilidades, além do Catupiry e Requeijão, pois pode entrar em receitas de sobremesas variadas, ser servido frio em pratos como temaki e sushis, ou também ser utilizado em receitas de forno, lanches, esfihas e diversos outros pratos.

 

O segredo está na consistência e nos sabores que você busca atingir e, é claro, no segredo da receita, que garante aquele sabor especial e único para os seus clientes.

Gostou do post?

Confira outros conteúdos

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s