Formalizar ou não os negócios, eis a questão!

Se você tem um restaurante, seja formal (com CNPJ em dia) ou informal, já deve ter tido essa dúvida. Vale mesmo a pena formalizar, recolher muitos impostos e enfrentar toda a burocracia nacional? A opinião sincera deste humilde escritor é SIM, vale muito a pena formalizar por uma série de aspectos. Esse tema envolve muitas discussões éticas e legais, mas eu posso afirmar que fazer tudo dentro da lei é muito mais fácil.

Mas por que muitos empresários insistem em manter a informalidade?

ALTOS CUSTOS – sou bem pragmático nesse tópico, se você realmente tem um plano de negócios que só é viável ao sonegar alguns impostos e evitar custos trabalhistas, você deve procurar ajuda para mudar as coisas. Um bom plano de negócios, seja um pequeno food truck ou uma grande rede de pizzarias devem contemplar todos os aspectos jurídicos.

FALTA DE ORIENTAÇÃO – muitos empresas abrem negócios em momentos de crise, e devido às dificuldades precisam sair correndo e começar a faturar em poucos dias e acabam esquecendo uma série de coisas importantes. No passado o processo de abertura de empresa era ainda mais burocrático, desconhecido e caro – nem tudo mudou, mas as coisas têm evoluído. O Sebrae tem feito um trabalho forte, muitas prefeituras tem buscado simplificar seus processos e diversas empresas de tecnologia oferecem um bom suporte para facilitar a vida do pequeno empresário.

Mas quais são os riscos reais de se manter informal?

Começando do básico, se você está com algum ponto irregular no seu negócio terá dificuldades de emitir nota fiscal e isso irá afastar os bons clientes do seu restaurante.

Outro ponto relevante é falta de segurança em relação ao longo prazo, a informalidade custa muito mais caro do que se manter formal, a diferença é que a conta só virá no futuro na forma de multas.

E não menos importante são os riscos trabalhistas, se você contrata seus funcionários de forma irregular você tem no mínimo mais 3 problemas para cuidar – 1 futuro processo, 1 funcionário insatisfeito e 1 cliente mal atendido.

E qual os benefícios de formalizar seu negócio?

O primeiro deles é manter o controle da operação, como eu citei acima, se seu modelo de negócio só é viável ao sonegar impostos você precisa corrigir isso, do contrário terá sérios problemas no futuro. O Sebrae desenvolve uma série de conteúdos extremamente relevantes para ajudar na sua jornada de empreendedor.

*Demorei muito a aprender uma coisa e gostaria de dividir com vocês, por mais simples que pareça isso me ajudou muito a prosperar – sempre haverá alguém mais experiente que você e disposto a ajudar! Disse que era simples e até parece até óbvio, mas é verdade e nem sempre foi assim – muitas empresas prestam excelentes serviços de conteúdo e consultoria de maneira gratuita – Endeavor é um bom exemplo, blog do ContaAzul, e por aí… (este movimento é explicado pela necessidade das empresas em gerar conteúdo relevante para se tornarem importante para o consumidor – quem sabe aproveitar estes conteúdos vai longe).

Outro ponto é surfar a onda de empreendedorismo que o Brasil tem vivido. Com a crise o mercado esfriou e muitas empresas faliram, e não só os empresários perderam receitas, o Governo também perdeu muito em impostos. O maior interessado em formalizar é o estado, ajudando na aprovação de leis que favorecem o empreendedorismo e a formalização.

MEI é uma excelente opção para quem quer começar, e o simples nacional também simplifica muito as coisas – hoje em dia existem até aplicativos que ajudam na gestão das finanças (eu utilizo o Organizze) e facilitam a contabilidade da sua empresa (já testei o Contabilizei e gostei).

Previdência Social é outro ponto importante, no caso de doença, acidente, maternidade, desemprego, aposentadoria e até morte é o único benefício que irá trazer segurança para você e sua família.

Alvará de Funcionamento é algo super simples também, ele pode ser feito através do portal do empreendedor. O processo leva em torno de 90 dias, mas durante esse tempo você receberá um documento provisório e já poderá operar. Caso alguma coisa precise ser revista, a prefeitura tem até 180 dias para revogar o alvará cedido, então é importante conferir se tudo está indo bem – se em 180 dias estiver tudo certo, e só seguir trabalhando para fidelizar seus clientes.

Bancos – o acesso a crédito no Brasil é algo que não ajuda o empresário, isso é fato! Podemos fazer algo para mudar isso? Difícil. Certa vez ouvi de um alto executivo de um grande banco a seguinte frase: “entre outras coisas, o juros alto serve para fazer uma seleção natural no mercado e só os melhores negócios irão sobreviver”. É difícil não se irritar com essa frase, mas ela é verdadeira! Se os juros dos bancos são altos, o melhor a fazer é trabalhar duro para tornar o seu negócio ainda mais eficiente. Mas vamos lá, os bancos tem oferecidos bons pacotes para empreendedores – quando abrimos nossa empresa não tínhamos nenhum histórico de faturamento e conseguimos uma boa tarifa ao negociar com ele – e estou falando de um grande banco comercial.

Começar um novo negócio ou formalizar sua empresa é um processo que exige cuidado – por isso nada melhor do que se cercar de especialistas e dar o primeiro passo com o pé direito.

Abaixo alguns links úteis para te ajudar nos próximos passos:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

https://contaazul.com/

https://www.contabilizei.com.br/

https://www.organizze.com.br/

Sugestões ou dúvidas? Faça seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s