O poder de uma história bem contada

Quem não gosta de uma boa história? Nos dias atuais organizar e compartilhar a história do seu restaurante é crucial para o sucesso, ajuda a diferenciar o seu restaurante dentre as centenas de opções disponíveis.

O principal papel de contar a história do restaurante é humanizar sua marcar, aproxima-la das pessoas, para que elas se sintam parte do que seu time está construindo. Isso é ainda mais efetivo com as gerações mais novas que são chamadas de millenials ou geração Z.

Essas gerações novas exigem transparência e autenticidade. Elas estão o tempo todo buscando por conexões com o mundo a sua volta e novas experiências. Para elas essas experiências tem um significado distinto do que tinha para as gerações anteriores, eles a veem como uma forma de auto expressão.

Os restaurantes precisam explorar a origem do nome que carregam, da especialidade que servem ou da paixão que os move a continuar buscando oferecer uma melhor experiência.

Sua história, se é honesta e atraente, pode gerar interesse e aumentar a  fidelidade do cliente. Não adianta contar uma história linda e a experiência do cliente não ser à altura do apresentado, coerência é sempre necessária no momento de contar sua história.

Qual é a sua história?

Antes de colocar um texto no cardápio defina sua história. “Porque abrimos esse negócio? Porque estamos nesse lugar vendendo esse tipo de comida? Quase sempre as histórias pessoais por trás de restaurantes bem sucedidos envolvem muita luta e dedicação.

Você aprendeu e se apaixonou por pizzacozinhando com sua querida Vovó e está usando a receita de molho de tomate que ela te passou? Suapizzaria é apaixonada por comida natural e direto da fazenda? A intenção aqui é construir um vínculo emocional com os clientes. Mantenha o texto focado, honesto e engajado.

Como eu conto a minha história?

Depois que tiver pensado a história que irá contar é hora de leva-la aos seus clientes. Coloque a história no cardápio com uma linguagem adequada, ajuste sua decoração de acordo com a história, conte aos seus funcionários da mudança e também sobre sua história, caso eles não saibam. Mude o que achar necessário para que isso faça sentido para seu cliente.

Faça sua história ser relevante. É a sua história, mas você está contando para mostrar como você atende o seu cliente. Encerre sua história explicando como ela te leva a oferecer uma experiência melhor ao cliente.

Faça ela pessoal.Toque seus clientes no lado emocional. Use informações pessoais relevantes, mas lembre-se de usar uma linguagem profissional – “nós”, “nosso”,  “a gente”.

Faça ela curta. Foque em não passar de 3 parágrafos de 4 linhas ou menos cada

Faça ela clara. Mostre dois ou três pontos específicos que te diferenciam dos seus concorrentes e que possam tocar seus clientes. Essa diferenciação pode ser desde qualidade dos ingredientes, nível do serviço ou pela culinária que você serve.

Faça com que ela dure. Esteja certo que você pode manter essa mesma história por um longo período. Os clientes valorizam a estabilidade e a consistência  de uma história ao longo do tempo

Seja verdadeiro. Autenticidade e transparência são requisitos básicos para o consumidor de hoje. Não faça promessas que você não irá cumprir.

Qual é a sua história? Conte para nós! Dúvidas ou sugestões? Faça seu comentário!

1 comentário Adicione o seu