4 dicas para motivar sua equipe de trabalho

Muitos gestores acreditam estarem preparados para motivar sua equipe de trabalho, no entanto, podem estar cometendo pequenos erros que colocam todo o trabalho a se perder. Independente do setor de atuação, é imprescindível que a equipe esteja preparada e motivada para a realização de um bom trabalho, entendendo que os resultados são coletivos, ou seja, benéficos a todos.

Por isso, colocamos aqui algumas sugestões de atitudes que vão ajudar sua equipe de trabalho a se sentir mais motivada e confiante. Estas, são algumas práticas que podem ser adaptadas a qualquer ambiente, seja um restaurante, um mercado ou qualquer outro estabelecimento, independente do porte da empresa e tamanho da equipe.

 

Preparado para motivar sua equipe de trabalho?

  1. Valorize seus funcionários

Valorizar seus funcionários não é ficar ao longo do dia falando frases de incentivo e despejando elogios. Esses, são artifícios de curta duração. A verdadeira valorização de um funcionário está na criação de um ambiente de trabalho que oportunize crescimento pessoal e profissional.

Claro que um bom salário também ajuda, mas, independente disso, quando um funcionário percebe que pode crescer, que seu trabalho é importante e que ele está numa empresa onde é respeitado, ouvido e parte do processo, as chances dele se sentir valorizado são muito grandes.

 Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

  1. Procure dar feedbacks sempre

Sejam resultados positivos ou negativos, é importante que seus funcionários recebam um feedback. Essa informação é essencial para que eles saibam se estão no caminho certo e podem se dedicar mais ao que já está em desenvolvimento ou se devem pensar em melhores estratégias e métodos de ação.

A forma como esse feedback é dado deve ser considerada com total atenção. No caso de uma notícia positiva, é mais fácil, garanta que todos que fizeram parte do processo saibam que são vitoriosos e reconhecidos por isso. Bonificações extras fazem muita diferença no futuro.

Quando a notícia é negativa, não culpe apenas seus funcionários, afinal, você é o gestor e, se algo deu errado, a culpa também é sua que não soube diagnosticar as falhas durante o processo.

Por exemplo, se o seu restaurante recebe uma severa crítica sobre o mau atendimento que teve. Será que a culpa foi apenas do seu funcionário? Qual a situação daquele momento? Será que você o preparou para enfrentar tal fato? O que o seu funcionário tem a dizer sobre o ocorrido? É importante ouvir todos os lados.

  1. Incentive a participação

Uma equipe pode ser motivada quando é ouvida, afinal, em muitos estabelecimentos são eles que estão em contato direto com os clientes. Assim, imagine quantas sugestões, comentários e críticas eles não ouvem? Sem falar das suas próprias opiniões e pontos de vista. Desse pequeno hábito de saber ouvir sua equipe, podem surgir grandes ideias e soluções.

Tenho certeza que quando contratou seus colaboradores fez isso porque viu talento nessas pessoas, aproveite isso e não os trate apenas como instrumentos.

 

  1. Celebre as vitórias

Nos fracassos, é preciso erguer a cabeça, analisar a situação e recomeçar. Porém, nas vitórias é preciso marcar o momento com algo que deixe sua equipe ainda mais motivada a continuar. Algumas empresas realizam almoços, cafés da manhã ou entregam um pequeno mimo aos funcionários. Seja qual for sua possibilidade, não deixe que momentos importantes passem em branco.

E então, você tem outras dicas para motivar sua equipe de trabalho? Compartilhe com a gente, escreva nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s