Tudo o que você precisa saber sobre queijos!

Seja o seu estabelecimento comercial um restaurante, uma pizzaria, uma lanchonete ou qualquer outro do setor alimentício, o fato é que queijo é um dos principais produtos a ser comercializado ou utilizado no preparo de muitos pratos da casa. No entanto, será que você entende mesmo de queijo?

Um pouco da história dos queijos

Sabemos que o queijo é um dos alimentos mais antigos do mundo, há dados de que a fabricação desse produto possa ter começado aproximadamente no ano 10 mil a.C., com o leite de cabras e ovelhas criadas pelos egípcios.

Atualmente, existem mais de 400 tipos de queijos que se diferenciam pelo leite utilizado na coagulação, como de vaca, ovelha, cabra e búfala, como também, pelo teor de gordura, o tempo de envelhecimento e, até mesmo, pelas bactérias que são utilizadas no processo de acidificação e bolores, como nos queijos gorgonzola e roquefort.

O melhor queijo do mundo

Todos os queijos são maravilhosos, de acordo com o prato que se está preparando e com os acompanhamentos. No entanto, há um queijo que é especial e considerado o mais importante do mundo. Estamos falando do: Parmigiano Reggiano.

Produzido exclusivamente em Modena, na Itália. E caso alguém queira produzi-lo em outra região, é proibida a atribuição deste nome ao produto. A primeira aparição dele foi na Idade Média, aproximadamente no ano de 1100, pelas mãos dos monges beneditinos. Até hoje, os ingredientes e técnicas para produção deste queijo não mudaram, o segredo dos mestres monges é guardado e algumas variações foram surgindo na tentativa de se chegar à esta obra-prima, recebendo o nome do popular queijo parmesão.

Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

Como comprar queijo sem erro

O primeiro passo é saber qual tipo de queijo você quer de acordo com a ocasião, o prato que será preparado ou os acompanhamentos. Se você não sabe exatamente, então é preciso fazer uma pesquisa mais profunda de acordo com os seus interesses ou perguntar para um especialista em queijos ou gastronomia.

O segundo passo é não confiar apenas no visual e na textura, para saber se o queijo é bom, é preciso provar. Peça uma degustação, sinta o sabor, a textura e o aroma.

Caso sua opção seja os de casca mofada, como brie, dê preferência aos mais jovens, sem rachaduras na casa e que a cor esteja uniforme, ou seja, totalmente branca e com um sabor suave.

Os queijos curados também devem ser observados nas cascas, é importante que não contenham rachaduras, pois pode ser um local de proliferação de bactérias indesejadas. Prove e sinta o sabor picante natural desse tipo de queijo.

Como armazenar queijos corretamente

A forma correta de armazenar depende muito do tipo de queijo. Mas há algumas regras gerais para evitar que o queijo não se estrague. Confira:

  • Se o queijo estava refrigerado quando você comprou, é importante mantê-lo em refrigeração;
  • Se for colocar o queijo na geladeira, coloque nas gavetas mais baixas onde a temperatura é menor, com exceção de queijos frescos que precisam ser mais refrigerados;
  • Não armazene queijos de tipos diferentes juntos, no mesmo recipiente, pois eles podem misturar cheiros e sabores;
  • Fique atento à data de validade na embalagem do produto;
  • E sempre limpe muito bem a faca que estiver cortando o queijo quando for passar de um tipo para outro.

Sobre a conservação de alguns tipos de queijos específicos, os meio cozidos ou amarelos, como mussarela, prato e gouda, devem ser protegidos em potes ou embrulhados em filme plástico. Deixe-os nas gavetas baixas da geladeira, assim a maturação continua a evoluir, desenvolvendo sabor e aroma ao seu queijo.

Já os queijos com mofo azul, como gorgonzola e roquefort, liberam umidade, a dica é colocar um papel absorvente no fundo do pote e ser consumido em no máximo 20 dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s