Como manter seu estoque seguro e organizado?

Controlar e organizar o estoque de um bar ou restaurante, vai muito além do óbvio: separar os alimentos dos produtos de limpeza.

Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

A quantidade de produtos pequenos, a falta de pessoal capacitado e até a desorganização de depósitos, tornam o controle difícil, mas não impossível. Um estoque organizado pode evitar compras desnecessárias e, principalmente, a perda de alimentos, seja por contaminação ou por fim do prazo de validade.

Você já se viu deixando de vender algum produto por falta de estoque? Se isso já aconteceu, vale ler algumas dicas que separamos para o seu estabelecimento:

Organização e Limpeza

Primeiramente, quem vai comprar precisa saber muito bem qual o tamanho e disponibilidade do estoque. Se não vai caber, melhor não comprar!

Existem três tipos de armazenamento de produtos, de acordo com a temperatura: o seco, o congelamento e a refrigeração. Para o congelamento, o ideal é mantê-los a 0° C ou menos. Na refrigeração, o recomendável é entre 0°C e 5°C.

No estoque seco, à temperatura ambiente, nada deve ser colocado diretamente no chão. Use pallets, estrados ou estantes. Siga as medidas de: 25 cm longe do chão, 60 cm longe do teto e 10 cm longe das paredes. Esses cuidados permitem a circulação de ar entre os alimentos, ficando livres da umidade, contaminações, além de facilitar a limpeza.

Empilhe os produtos de forma alinhada. Dê preferência para arrumá-los em forma de cruz, para favorecer a circulação de ar. Tudo no sentido correto, evitando que estejam de cabeça para baixo.

Itens com curto prazo de validade merecem maior atenção. A disposição deve sempre obedecer a data de fabricação e a validade. Utilize o sistema PVPS: primeiro que vence, primeiro que sai.

Como já dissemos, nunca armazene artigos de limpeza no mesmo local de conservação dos alimentos. Para evitar riscos de infestação, separe os industrializados (conservas, enlatados etc.) de grãos e cereais.

Para garantir que a mercadoria seja facilmente encontrada, mantenha locais específicos para cada produto e identifique-os.

Procure sempre deixar os produtos em sua embalagem “de fábrica”, geralmente feitas de plástico ou vidro, que são materiais apropriados para a armazenagem. Caixas de papelão ou madeira devem ser retiradas do local, pois servem de abrigo para pragas, inimigas que todo restaurante teme. Então, mantenha sempre o lixo organizado, a caixa de gordura bem vedada e com a limpeza em dia. Invista em boas dedetizações a cada três meses pelo menos. Evite retirar os produtos de sua embalagem original, mas, se for necessário, transfira-os para recipientes plásticos higienizados, etiquetados e fechados.

Controle de entradas e saídas

Sempre que um produto for vendido, deve-se dar baixa no estoque, atualizando a quantidade.

O correto controle deve se constituir em uma obrigatoriedade. Todas as entradas e saídas devem ser anotadas em fichas ou em um sistema informatizado. Essas fichas ou planilhas, devem conter informações básicas como código e descrição do produto; unidade de consumo (kg, m, peça etc.); e estoque mínimo. Para ter o controle financeiro do estoque, é necessário inserir o valor dos produtos.

Com o controle de entrada e saídas de seu estoque, você consegue fazer uma estimativa de demanda de cada produto e, com isso, planejar melhor as suas compras. Assim você não perde dinheiro, nem corre o risco de levar multas com produtos vencidos em seu estoque.

Seguindo essas dicas à risca, você terá seu estabelecimento nas mãos, com maior controle e, conseqüentemente, melhor margem de lucro. Organização é sinal de evolução! Coloque tudo em prática e bons resultados!

Bons negócios a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s