Ouvir é sua melhor forma de comunicação.

Ouvir é visto como uma das mais importantes ferramentas de comunicação. Ouvir com atenção leva ao entendimento. Ouvir sem prestar a devida atenção pode levar à perda de clientes e outras situações que poderão te custar caro.

Você consegue ler este texto em: https://menu.com.vc/blog

Gerentes de restaurante tem muitas pessoas disputando sua atenção. É crucial para eles se tornarem mestres na arte de ouvir, com concentração total no que está sendo dito, assim você pode entender os pontos principais da fala do outro e pode responder apropriadamente.

Como fazer isso?

Olhe para quem está falando. Assim seus ouvidos estarão virados para a direção certa.

Não interrompa. Não tente adivinhar a conclusão da fala do outro – muitas vezes as pausas fazem uma pausa apenas para organizar os pensamentos antes de prosseguir.

Acene com a cabeça. Isso não significa concordar com o que está ouvindo, mas passa a mensagem para quem fala que você está acompanhando o raciocínio.

Apenas ouça. Qualquer outra coisa, mesmo que seja olhar para alguém que está passando ou checar seu celular irá dizer ao outro que você se desconectou da conversa.

Abra sua mente. Pense de verdade no que o outro está falando antes de começar a formular uma resposta em sua cabeça.

Foque no que está sendo dito, não em quem está dizendo. É fácil se distrair com os erros ou manias de linguagem do outro. Não critique mentalmente o jeito de falar do outro. Ouça o que ele está falando.

Pegue os pontos principais.  Aprenda a reconhecer quais são os temas mais importantes. Algumas pessoas deixam isso claro através de gestos, falando mais alto ou falando com mais calma.

Perceba a linguagem não-verbal. As pessoas não falam apenas com palavras, preste atenção nos olhos, nas mãos e nos movimentos corporais. As vezes eles dizem mais que palavras.

Repita a mensagem. Parafraseie e reafirme a mensagem que ouviu, assim terá certeza que entendeu o ponto principal que o outro tentou te passar. Além disso isso o ajudará a lembrar melhor da conversa.

A principal questão é: Se as pessoas te veem como um mau ouvinte eles irão parar de trazer ideias e reclamações para você. Isso pode ser desastroso para o seu restaurante. A motivação, a criatividade e a busca por novas soluções irão cair e os consumidores irão direto para seus concorrentes sem nem dar a você a chance de corrigir o problema.

Todos nós pensamos que somos bons ouvintes, mas como sabemos se escutamos de verdade? Pergunte às pessoas em sua volta. Peça que elas sejam totalmente honestas com você. (Esteja preparado para respostas negativas). Se eles não te considerarem um ouvinte tão bom quando você pensa reflita sobre quais comportamentos você precisa mais desenvolver.

Como fazer para os funcionários escutarem?

Muitos gerentes reclamam com frequência que os empregados não prestam a devida atenção ao que eles falam. Esse não é um problema exclusivo de restaurantes. Umas das minhas histórias favoritas de bons ouvintes envolve um famoso técnico de futebol que sentiu que os jogadores não estavam prestando atenção nas jogadas ensaiadas que ele estava passando. Depois de passar uma sequência de jogadas ele ofereceu R$ 50 para quem conseguisse repetir as jogadas. Todos tentaram acertar, mas apenas um jogador chegou perto da resposta. O técnico pagou e imediatamente começou a trabalhar para melhorar suas apresentações ao time bem como a capacidade do seu time de ouvir.

Esse é o meu conselho para os gerentes, nessa ordem. Primeiro pergunte a si mesmo se a mensagem que está tentando passar está clara. Trabalhe para ser um orador mais efetivo, perca os tiques na fala, deixe claro os pontos principais, use bem a comunicação não verbal. Além disso, leve em consideração essas técnicas para que seus funcionários escutem mais e melhor.

Ver é importante. Adicione elementos visuais às suas apresentações – as pessoas absorvem e retêm mais conteúdo quando elas podem ver o que está sendo dito.

Repita, repita e repita. Repetição é crucial quando se trata de informações cruciais. Quanto maior a importância da mensagem maior é o tempo que ela precisa ser reforçada.

Misture notícias boas e ruins. Os funcionários não irão prestar atenção se você só crítica e dá más notícias. Misture algo positivo no meio de todo mensagem.

Treine os funcionários para escutar. Os funcionários precisam ser ensinados a como escutar os clientes. Use os comportamentos listados acima como um ponto de partida para seu

Por fim, não tenha medo de oferecer incentivos para quem está realmente escutando. Se R$ 50,00 foi o suficiente para motivar jogadores milionários a escutar, você pode fazer com muito menos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s