5 lições e 1 dica valiosa para lucrar mais com a sua pizzaria

Mercado em crise, inflação, concorrência, etc etc etc… Poderíamos ficar aqui falando horas sobre os problemas do seu negócio, mas meu objetivo é ajudar com dicas que vão ajudar sua pizzaria ir mais longe.

Uma pizzaria é um negócio como outro qualquer, pelo menos deveria ser assim. Quais lições podemos aprender com grandes líderes do mercado?

Começo com 5 princípios muitos conhecidos de um grande guru de executivos chamado Ram Charan (ele dispensa apresentações, mas se você não o conhecer vale a pena buscar mais informações).

CONHEÇA SEUS CLIENTES – é extremamente importante saber quem são seus clientes, eles podem vir para sua pizzaria fisicamente ou através do delivery, mas a forma como eles chegam até você é irrelevante, é extremamente importante que você saiba quem ele é – quantos anos tem na média? está consumindo sua pizza em qual ocasião? onde mora? quando não compram de você? estão consumindo onde? etc… Todas essas perguntas te ajudam a melhorar sua estratégia e atender melhor esse consumidor – um exemplo: Se seu público no salão é mais velho e mais jovem no delivery, crie combos com sobremesa e refrigerante para vender no delivery, são muito bem aceitos pelos mais jovens.

MELHORE SEU FLUXO DE CAIXA – um diretor de uma empresa que trabalhei costumava dizer: “custo é uma coisa que faz sua empresa falir em 6 meses, o caixa negativo pode te matar no mesmo dia”. Essa frase não só é verdadeira como é muito bom ser lembrada – todo comerciante precisa ser insistente para aumentar seus prazos de pagamento e diminuir o recebimento, isso deixa sua empresa mais “leve” e reduz seus custos com dívidas!

MARGEM LÍQUIDA – conheço muitos empresários que não conhecem bem seus custos indiretos. Eles sabem na ponta do lápis o preço da mussarela, mas não tem controle sobre os financiamentos, salários, aluguel etc… “custo é igual unha, você precisa cortar toda semana”- parece óbvio, mas uma pesquisa da Harvard Business Review apontou que os grandes empresários possuem uma série de hábitos semanais que ajudam no sucesso, desde conversar com clientes, dar feedbacks, estudar e negociar semanalmente melhores condições de contratos é um item relevante. Busque fazer benchmark com seus concorrentes, converse como eles estão fazendo as compras e busque meios de comprar bem e vender bem.

MENOS ESTOQUE E MAIS GIRO – busque entender quais produtos vendem mais e crie estratégias para que seu estoque gire de maneira mais rápida, isso aumenta seu faturamento e melhora seu fluxo de caixa. Faça uma conta simples – quanto reais você possui de produtos em estoque hoje? Qual o seu faturamento diário? Ex: se você possui R$ 15.000 em produtos e costuma vender R$ 1.500 por dia, significa dizer que sua pizzaria possui 10 dias de estoque. Crie um indicador e acompanhe isso – defina alguém do seu time para medir todos os dias o estoque e atualizar esse indicador (anote em um quadro de avisos) e seja obcecado pela eficiência – em breve escreverei um artigo completo sobre ferramentas de gestão de estoque.

CRESCIMENTO – pode parecer óbvio mas não é, muitos empresários já atingiram a maturidade do seu negócio e não se preocupam mais em crescer. Tenho uma má notícia para dar: Infelizmente o empresário que não cresce,  ao invés de ficar parado, diminui! A conta é simples, se você decide não crescer e não cria estratégias para isso, o seu concorrente fará isso por você – a diferença é que ele fará para o negócio dele. Um belo dia você vai perceber que seu negócio tem uma imagem velha no mercado e as pessoas já querem buscar novidades. Crie métricas para medir o crescimento das vendas e acompanhe isso diariamente! Conversei com seu time, pergunte o que eles fariam diferente e envolva toda sua equipe no desafio de crescer juntos.

Por fim, um outro aspecto importante a se considerar é explorar novas possibilidades. Recentemente visitei uma pizzaria na região de Pinheiros que serve rodízio de pizza durante o almoço, o valor é bastante atrativo e muitos executivos da região associam aquele lugar a um ambiente de comemoração (afinal não é comum almoçar pizza todos os dias). Isso fez com que o lugar ganhasse prestígio e pudesse cobrar mais pela pizza durante a noite! Muitas empresas da região costumam ligar lá quando seus funcionários trabalham até tarde.

Mas afinal qual a tal “dica valiosa”? Minha dica é, seja obcecado por explorar novas formas de receita com a sua pizzaria, inspire na história de Pinheiros que contei, ou nas pizzarias que vendem “pedaços”  para comer em refeições rápidas durante o dia- o mercado tem muitas possibilidades para aqueles que fazem algo diferente!

Exemplo: http://www.fracaodapizza.com/

Obrigado.